Olá delicentas e delicentos. Tudo bem?
Vamos falar de saúde, prevenção e conscientização!
O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de
próstata e conscientização da importância de exames regulares e
diagnóstico precoce.COMO ELE COMEÇOU E POR QUÊ O SÍMBOLO É UM BIGODE?
No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro).
Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.
O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.
NO BRASIL
Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos.
Diversas celebridades e
instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para
espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa
iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.
Fonte: Psicologia para Curiosos